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quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Testes Optocinéticos.

v  Teste de fixação
v  Testes de mirada preferencial
Fatores externos podem influenciar a pessoa examinada, como tipo de estimulo e a forma de sua apresentação.

Tambor optocinético: (monocular, mas avalia a visão binocular) avalia o magno celular.
v  O nistagmo provocado por faixas pretas e brancas de um tambor giratório;
v  Com larguras diferentes, a uma dada distância, correspondem a diferentes ângulos visuais;
v  A acuidade visual é dada pelas faixas mais estreitas que desencadeiam o nistagmo;
v  É baseado no desenvolvimento do sistema magnocelular, a simetria optocinética se refere a comparação do nistagmo optocinético temporo-nasal com o naso-temporal;
v  Qualquer pessoa que não tenha visão binocular não apresenta nistagmo naso-temporal independente da idade;
v  Esse é o único teste monocular capaz de avaliar sensivelmente a visão binocular.
v  O nistagmo optocinético é uma sucessão de movimentos oculares de reflexos provocados pela disposição rápida de objetos em frente ao olhar de um indivíduo;
v  Constitui-se de 2 tipos de movimentos:
Um lento, de perseguição dos objetos em movimento, seguido de outro rápido, de chamada, sacudidas que levam os olhos a sua posição de origem. Essa sucessão de fase lenta e fase rápida se alterna de acordo com a estimulação;
v  Lento é o tempo que a criança demora a enxergar as faixas brancas e pretas;
v  Rápida e refixação, quando perde campo visual para voltar a enxergar a linha.

O teste pode ser realizado desde o nascimento, assim que o alinhamento dos olhos começam a ficar estáveis.

O que avalia:
v  Qualidade de resposta optocinética, que se obtém comparando a resposta naso-temporal com temporo-nasal;
v  Número de sacudidas por minutos, amplitude do movimento, registra-se as duas respostas naso-temporal e temporo-nasal. Quando as respostas NT e TN são iguais ou se há uma diferença de até 10%, considera-se que a visão binocular desenvolvel-se normalmente (a partir do 4 mês de vida). Se a diferença for maior a 50% ou 56% diagnostica-se um estrabismo precoce.
v  Período de latência: consiste em registrar o tempo em que a criança demora em desencadear a resposta optocinética, expressa em ciclos/minuto.

Como se realiza o teste:
Coloca-se a criança em frente ao tambor; (57 centimetros).
Primeiro oclui-se o OD, apresenta-se o tambor girando no sentido temporo-nasal;
Logo inverte-se o sentido do movimento e se repete o procedimento para o outro olho;
Apresenta-se os testes cada vez menores até que não desencadeiem mais nistagmo;
Avalia-se a quantidade e qualidade das respostas optocinéticas, comparando a resposta naso-temporal (lenta) com a temporo-nasal (rápida);
(Coloca-se o tambor a uma distância de 50 cm da criança, desencadeando uma resposta nistagmica pela rotação do tambor a uma velocidade de 40 a 80 ciclos por segundo.)

Existem três espessuras diferentes de faixas:
25mm – correspondente a AV 20/50;
15mm – correspondente a AV 20/30;
0,5mm – correspondente a AV 20/30.

Resultados:
Na prática usa-se esse teste de maneira qualitativa, para saber se a criança tem função visual: no momento que não a encontramos é difícil tirar conclusões;
Lembramos que na monocularidade existe uma assimetria do nistagmo optocinético: antes dos 6 meses a estimulação temporo-nasal domina a estimulação naso-temporal.

Testes de fixação: (a partir dos 3 meses)
Fixação monocular:
v  É testada ocluindo-se um dos olhos e movendo-se um objeto (brinquedo) ou uma luz, na frente da criança para observar a fixação.
v  Deve-se mover a luz ou o objeto lentamente no campo visual da criança. O tamanho e a distância do objeto devem ser anotados;
v  Na presença de fixação central, a criança olha diretamente para o alvo e segue. Esse teste é repetido para o outro olho.
v  Crianças com boa visão em ambos os olhos fixam e seguem objetos mesmo quando se oclui um deles, e quando existe objeção, esta é similar;
v  Na presença de ambliopia, existe uma assimetria marcada na resposta da criança quando se oclui o olho bom;

Fixação binocular:
v  Avalia a resposta comportamental, com uma lanterna a 30cm movimentando-a nas diferentes posições de olhar e observando se os reflexos encontram-se centrados;
v  Espera-se que a criança seja capaz de seguir a luz mantendo o reflexo centrado e oferece uma resposta se esta bem desenvolvida a função visual;
v  Aos 6 meses a fixação é bifoveal e as duções devem ser normais;

CSM: Centragem, seguimento e mantimento.
v  Centragem, consiste em avaliar a capacidade da fixação foveolar;
v  Seguimento, realizar o seguimento oculomotor com qualidade;
v  Mantimento, poder manter a fixação apesar de ambos os olhos abertos.

Anotações:
Observação
Anotação
AV Snellen equivalente
Centra, segue e mantêm
CSM
20/20 – 20/30
Centra, segue e não mantêm
CSnM
20/30 – 20/70
Centra, não segue e não mantêm
CnSnM
20/70 – 20/200
Não centra, não segue e não mantêm
nCnSnM
20/200 – ou pior

Teste de Mirada Preferencial (RAQUETES e CARTAS DE TELLER)
v  Se apresenta a um bebê uma superfície de nível luminoso, onde a uma região ocupada por um alvo de frequência espacial variável, ele vai se voltar de maneira preferencial em direção ao alvo;
v  A captura da fixação pelo olhar do alvo estruturado possibilita pensar que a sua fóvea discriminou a frequência espacial mostrada;
v  Essa técnica permite comparar, pelo critério da idade, a acuidade elevada na criança e avalia também a diferença entre os dois;
v  No teste de mirada preferencial dinâmica a acuidade visual é medida através de elementos enfileirados, constituindo uma grade;
v  Cada conjunto de duas linhas, uma preta e outra branca é chamado de ciclo;
v  Em cada raquete, a frequência impressa refere-se a medida de acuidade visual em ciclos por centimentros (cpcm), para a distância de 57cm;
v  Um centimentro equivale a um grau de AV, sendo assim somente para essa distância (57cm) o valor de ciclos por grau (cpd) é igual ao valor de cpcm impresso na raquete;
v  Crianças em nível inicial de desenvolvimento podem não responder ao estimulo colocado a 57cm de distância, seu campo visual é limitado a mais ou menos 30cm;
v  Para realizar o teste a outras distâncias deve-se usar a seguinte fórmula (distancia de trabalho / 57).(cpcm da raquete).

Como se realiza o teste: CARTAS DE TELLER a partir de 3 meses
v  O lugar do exame deve favorecer a atenção da criança pela calma e ausência de elementos distratívos;
v  Uma iluminação uniforme e média;
v  Podem ser utilizados a partir dos 3 meses
v  Os testes são colocados à frente da criança, em alguns casos o biombo é necessário;
v  Apresenta-se as cartas de frequência espacial cada vez mais elevadas;
v  A frequência espacial que corresponde a AV da criança é aquela na qual a carta apresentada acionou o olhar preferencial ao menos 3 vezes por quatro;
v  O exame é realizado em binocular e depois monocular, com a oclusão realizada por um curativo oclusor.

Métodos de olhar preferencial
v  Iluminação ambiente evitando sombras e reflexos;
v  Distancia do exame conforme idade:
v  0 a 6 meses – 38cm
v  7 meses a 3 anos – 55cm
v  Acima de 3 anos – 84cm


Em espaço fechado:
v  Observar as raquetes, com linhas alternativamente brancas e pretas e outra cinza;
v  O optometrista se situa atrás de um biombo e observa por um orifício central;
v  Observar para onde a criança dirige o olhar;
v  Oclui o OE;
v  Apresentar as linhas para a criança, se olha para elas indica que as vê;
v  Variar os níveis de AV, mudando a espessura das faixas, até que a criança demonstre que não percebe as linhas;
v  Os resultados se anotam em ciclos/grau;
v  Ocluir o OD e repetir a operação;
v  Comprovar a AV binocular.
Em espaço aberto:
v  Sentar a criança na distancia adequada;
v  O examinador se situará na frente do mesmo, de maneira que a altura seja a adequada para a apresentação das cartas a nível da mirada da criança;
v  Apresentar as cartas onde de um lado haverá faixas pretas e brancas e do outro lado será cinza;
v  Observar a mirada da criança;
v  Ocluir o OE;
v  Apresentar as cartas observando a mirada da criança.
v  Mudar asa cartas, variando os níveis de AV, até que a criança não demonstre olhar para ela ou se distraia;
v  Os resultados se anotam em ciclos/grau;
v  Repetir a operação com o OD ocluído;
v  Comprovar a AV binocular.
Obs. Apreender a atenção da criança somente para o teste, não deixando o ambiente influenciar no teste.

Como se realiza o teste: RAQUETES mais de 6 meses
v  Com níveis de graduação de 0,25, 0,50, 1, 2, 4 e 8 cpcm;
v  Apresentam-se as duas raquetes diante da criança e observa-se qual das duas ela prefere olhar;
v  São diminuídas as espessuras das faixas para que se torne mais difícil a diferenciação das raquetes, são aplicadas em crianças com mais de seis meses de idade e a distancia de 30cm;



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