v
Teste
de fixação
v
Testes
de mirada preferencial
Fatores
externos podem influenciar a pessoa examinada, como tipo de estimulo e a forma
de sua apresentação.
Tambor optocinético: (monocular, mas avalia a visão binocular)
avalia o magno celular.
v
O
nistagmo provocado por faixas pretas e brancas de um tambor giratório;
v
Com
larguras diferentes, a uma dada distância, correspondem a diferentes ângulos
visuais;
v
A
acuidade visual é dada pelas faixas mais estreitas que desencadeiam o nistagmo;
v
É baseado no
desenvolvimento do sistema magnocelular, a simetria optocinética se refere a
comparação do nistagmo optocinético temporo-nasal com o naso-temporal;
v
Qualquer pessoa que
não tenha visão binocular não apresenta nistagmo naso-temporal independente da
idade;
v
Esse
é o único teste monocular capaz de avaliar sensivelmente a visão binocular.
v
O
nistagmo optocinético é uma sucessão de movimentos oculares de reflexos
provocados pela disposição rápida de objetos em frente ao olhar de um
indivíduo;
v
Constitui-se
de 2 tipos de movimentos:
Um
lento, de perseguição dos objetos em
movimento, seguido de outro rápido,
de chamada, sacudidas que levam os olhos a sua posição de origem. Essa sucessão
de fase lenta e fase rápida se alterna de acordo com a estimulação;
v Lento é o tempo que a
criança demora a enxergar as faixas brancas e pretas;
v Rápida e refixação, quando perde campo
visual para voltar a enxergar a linha.
O
teste pode ser realizado desde o nascimento, assim que o alinhamento dos olhos
começam a ficar estáveis.
O que avalia:
v
Qualidade de resposta
optocinética,
que se obtém comparando a resposta naso-temporal com temporo-nasal;
v
Número de sacudidas
por minutos, amplitude do movimento, registra-se as duas respostas naso-temporal
e temporo-nasal. Quando as respostas NT e TN são iguais ou se há uma diferença
de até 10%, considera-se que a visão binocular desenvolvel-se normalmente (a
partir do 4 mês de vida). Se a diferença for maior a 50% ou 56% diagnostica-se
um estrabismo precoce.
v
Período de latência: consiste em
registrar o tempo em que a criança demora em desencadear a resposta
optocinética, expressa em ciclos/minuto.
Como se realiza o
teste:
Coloca-se
a criança em frente ao tambor; (57 centimetros).
Primeiro
oclui-se o OD, apresenta-se o tambor girando no sentido temporo-nasal;
Logo
inverte-se o sentido do movimento e se repete o procedimento para o outro olho;
Apresenta-se
os testes cada vez menores até que não desencadeiem mais nistagmo;
Avalia-se
a quantidade e qualidade das respostas optocinéticas, comparando a resposta
naso-temporal (lenta) com a temporo-nasal (rápida);
(Coloca-se
o tambor a uma distância de 50 cm da criança, desencadeando uma resposta
nistagmica pela rotação do tambor a uma velocidade de 40 a 80 ciclos por
segundo.)
Existem
três espessuras diferentes de faixas:
25mm
– correspondente a AV 20/50;
15mm
– correspondente a AV 20/30;
0,5mm
– correspondente a AV 20/30.
Resultados:
Na
prática usa-se esse teste de maneira qualitativa, para saber se a criança tem
função visual: no momento que não a encontramos é difícil tirar conclusões;
Lembramos
que na monocularidade existe uma assimetria do nistagmo optocinético: antes dos
6 meses a estimulação temporo-nasal domina a estimulação naso-temporal.
Testes de fixação: (a partir dos 3 meses)
Fixação monocular:
v
É
testada ocluindo-se um dos olhos e movendo-se um objeto (brinquedo) ou uma luz,
na frente da criança para observar a fixação.
v
Deve-se
mover a luz ou o objeto lentamente no campo visual da criança. O tamanho e a
distância do objeto devem ser anotados;
v
Na
presença de fixação central, a criança olha diretamente para o alvo e segue.
Esse teste é repetido para o outro olho.
v
Crianças
com boa visão em ambos os olhos fixam e seguem objetos mesmo quando se oclui um
deles, e quando existe objeção, esta é similar;
v
Na
presença de ambliopia, existe uma assimetria marcada na resposta da criança
quando se oclui o olho bom;
Fixação binocular:
v
Avalia
a resposta comportamental, com uma lanterna a 30cm movimentando-a nas
diferentes posições de olhar e observando se os reflexos encontram-se
centrados;
v
Espera-se
que a criança seja capaz de seguir a luz mantendo o reflexo centrado e oferece
uma resposta se esta bem desenvolvida a função visual;
v
Aos
6 meses a fixação é bifoveal e as duções devem ser normais;
CSM:
Centragem, seguimento e mantimento.
v
Centragem,
consiste em avaliar a capacidade da fixação foveolar;
v
Seguimento,
realizar o seguimento oculomotor com qualidade;
v
Mantimento,
poder manter a fixação apesar de ambos os olhos abertos.
Anotações:
Observação
|
Anotação
|
AV Snellen equivalente
|
Centra,
segue e mantêm
|
CSM
|
20/20 – 20/30
|
Centra,
segue e não mantêm
|
CSnM
|
20/30 – 20/70
|
Centra,
não segue e não mantêm
|
CnSnM
|
20/70 – 20/200
|
Não
centra, não segue e não mantêm
|
nCnSnM
|
20/200 – ou pior
|
Teste de Mirada
Preferencial (RAQUETES e CARTAS DE TELLER)
v
Se
apresenta a um bebê uma superfície de nível luminoso, onde a uma região ocupada
por um alvo de frequência espacial variável, ele vai se voltar de maneira
preferencial em direção ao alvo;
v
A
captura da fixação pelo olhar do alvo estruturado possibilita pensar que a sua
fóvea discriminou a frequência espacial mostrada;
v
Essa
técnica permite comparar, pelo critério da idade, a acuidade elevada na criança
e avalia também a diferença entre os dois;
v
No
teste de mirada preferencial dinâmica a acuidade visual é medida através de
elementos enfileirados, constituindo uma grade;
v
Cada
conjunto de duas linhas, uma preta e outra branca é chamado de ciclo;
v
Em
cada raquete, a frequência impressa refere-se a medida de acuidade visual em
ciclos por centimentros (cpcm), para a distância de 57cm;
v
Um
centimentro equivale a um grau de AV, sendo assim somente para essa distância
(57cm) o valor de ciclos por grau (cpd) é igual ao valor de cpcm impresso na
raquete;
v
Crianças
em nível inicial de desenvolvimento podem não responder ao estimulo colocado a
57cm de distância, seu campo visual é limitado a mais ou menos 30cm;
v
Para
realizar o teste a outras distâncias deve-se usar a seguinte fórmula (distancia
de trabalho / 57).(cpcm da raquete).
Como se realiza o
teste: CARTAS DE TELLER a
partir de 3 meses
v
O
lugar do exame deve favorecer a atenção da criança pela calma e ausência de
elementos distratívos;
v
Uma
iluminação uniforme e média;
v
Podem
ser utilizados a partir dos 3 meses
v
Os
testes são colocados à frente da criança, em alguns casos o biombo é
necessário;
v
Apresenta-se
as cartas de frequência espacial cada vez mais elevadas;
v
A
frequência espacial que corresponde a AV da criança é aquela na qual a carta
apresentada acionou o olhar preferencial ao menos 3 vezes por quatro;
v
O
exame é realizado em binocular e depois monocular, com a oclusão realizada por
um curativo oclusor.
Métodos de olhar
preferencial
v
Iluminação
ambiente evitando sombras e reflexos;
v
Distancia
do exame conforme idade:
v
0
a 6 meses – 38cm
v
7
meses a 3 anos – 55cm
v
Acima
de 3 anos – 84cm
Em espaço fechado:
v
Observar
as raquetes, com linhas alternativamente brancas e pretas e outra cinza;
v
O
optometrista se situa atrás de um biombo e observa por um orifício central;
v
Observar
para onde a criança dirige o olhar;
v
Oclui
o OE;
v
Apresentar
as linhas para a criança, se olha para elas indica que as vê;
v
Variar
os níveis de AV, mudando a espessura das faixas, até que a criança demonstre
que não percebe as linhas;
v
Os
resultados se anotam em ciclos/grau;
v
Ocluir
o OD e repetir a operação;
v
Comprovar
a AV binocular.
Em espaço aberto:
v
Sentar
a criança na distancia adequada;
v
O
examinador se situará na frente do mesmo, de maneira que a altura seja a
adequada para a apresentação das cartas a nível da mirada da criança;
v
Apresentar
as cartas onde de um lado haverá faixas pretas e brancas e do outro lado será
cinza;
v
Observar
a mirada da criança;
v
Ocluir
o OE;
v
Apresentar
as cartas observando a mirada da criança.
v
Mudar
asa cartas, variando os níveis de AV, até que a criança não demonstre olhar
para ela ou se distraia;
v
Os
resultados se anotam em ciclos/grau;
v
Repetir
a operação com o OD ocluído;
v
Comprovar
a AV binocular.
Obs.
Apreender a atenção da criança somente para o teste, não deixando o ambiente
influenciar no teste.
Como se realiza o
teste: RAQUETES mais de 6
meses
v
Com
níveis de graduação de 0,25, 0,50, 1, 2, 4 e 8 cpcm;
v
Apresentam-se
as duas raquetes diante da criança e observa-se qual das duas ela prefere
olhar;
v
São
diminuídas as espessuras das faixas para que se torne mais difícil a
diferenciação das raquetes, são aplicadas em crianças com mais de seis meses de
idade e a distancia de 30cm;
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